Significado dos cabelos

Vocês sabiam que os tipos penteados para cabelos possuíam uma série de significados e crendices para nossos antepassados? Os cabelos sempre se constituíram como um perfeito adorno para nossos rostos. Enfeitando, emoldurando ou cobrindo o bem maior do homem: a cabeça.

Os estilos de penteados para cabelos significavam, historicamente, para a mulher, símbolo de sedução e para o homem, demonstração de força. Isto pode ser verificado na mitologia grega, onde Afrodite cobria sua nudez com seus longos cabelos loiros e Sansão derrotou os filisteus quando recuperou seus fios preciosos.

Nesse contexto, na Grécia antiga, oferecer as madeixas aos deuses significava um ato supremo, de grande sacrifico. No Egito os faraós diferenciavam-se socialmente pela forma de suas perucas e penteados para cabelos, enquanto que, para os muçulmanos, manter uma pequena mecha no alto da cabeça representava o ponto para que Maomé os conduzisse ao paraíso.

Já na mitologia hindu os cabelos de Shiva revelavam as direções do espaço e do universo. Atualmente, o conceito de força e status social, conferidos pelos penteados para cabelos, já não se aplicam mais. Contudo, o cabelo continua sendo importante para a beleza e a sedução. E ai gostaram?

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s